GNV do Brasil, Tudo sobre Gás Natural Veicular


O Kit GNV

Cilindro


Nos cilindros, devem ser observados a capacidade de armazenamento, peso e qualidade do fabricante.

Abaixo recomendamos a capacidade do cilindro em função da mala do veículo:

Carros pequenos - 30 a 40 litros
Carros médios e grandes - até 69 litros
Utilitários - Acima de 69 litros

Verifique ainda se o cilindro é novo ou retestado, no caso de cilindro novo o selo do INMETRO é verde com preto, em caso de retestado é lilás. (Saiba Mais...)

Redutor

A variação de preço dos redutores está ligada as possibilidades de regulagem, estabilidade de pressão em qualquer regime de rotação, potência do redutor, durabilidade,consumo e performance.

Principal equipamento do sistema. Ele é responsável pela liberação do GNV, sempre a 1 BAR de pressão, independentemente da pressão que houver dentro do cilindro (variando de 220 BAR até 1 BAR).

Variador de avanço


Cabeado

  • É ligado diretamente ao sensor de rotação, é recomendado para a maioria das conversões pois apresenta uma melhora significativa no desempenho do veiculo

  • Instalando o variador de avanço se obtém:

    • - Melhor aceleração (torque);
    • - Menor consumo de combustível;
    • - Redução de possíveis retrocessos.

MAP-MAF

  • É ligado ao sensor MAP do carro, ele emite sinais de torque e avanço, não representa ganho expressivo no desempenho do veiculo, deve ser utilizado apenas em carros que não possuam sensor de rotação,

  • Em alguns carros pode interferir no sistema de injeção eletrônica.

Gerenciador de Fluxo


Os Gerenciadores controlam o fluxo do GNV no motor, mantendo a mistura ideal quando o motor estiver operando em GNV. Sua principal função é a dosagem do fluxo de GNV nos motores. Garante melhor dirigibilidade ao motorista e economia de gás.Ainda têm como funções auxiliares um Simulador de Sonda Lâmbda universal.

Emulador de Sonda


Obrigatório em carros Flex, em outros carros é necessário avaliação do convertedor.

Os Emuladores têm como principal função manter o tempo dos bicos injetores dentro dos parâmetros normais de funcionamento do motor enquanto estiver operando em GNV, para que o motor retorne funcionando adequadamente no combustível líquido (gasolina ou álcool).

Válvula de Abastecimento


Como o próprio nome diz, é por ela que é feito o abastecimento do cilindro. Ela também é munida de uma borboleta para fechamento ou abertura do sistema de GNV.

Válvula do Cilindro


Peça responsável por 3 importantes funções:

  • - Abrir e fechar a passagem do gás de dentro do cilindro.
  • - Liberação do gás se algum dia a pressão ultrapassar a 280 BAR.
  • - Cortar imediatamente o fluxo do GNV, em caso de grande um vazamento.

Niple e Anilha


Peças que trabalham em conjunto, garantido a estanqueidade (não vazamento) do sistema, no tubo de alta pressão.

Tubo de Alta Pressão


Tubo de aço sem costura, resistente a altíssima pressão, que tem como função ligar o GNV do cilindro à válvula de abastecimento e ao redutor.

Manômetro


Equipamento que faz a leitura da pressão do GNV. Através de sinais eletrônicos, envia informações para os "leds" na chave comutadora, que fica instalada no painel do veículo.

Mangueira de baixa pressão


Mangueira por onde o GNV passa após a redução da pressão.

Regulador manual de vazão


Peça por onde o mecânico ajusta a vazão ideal de GNV, para um perfeito desempenho do veículo.

Bico injetor e Mesclador


O bico injetor trabalha em conjunto com o mesclador, injetando o GNV dentro do duto de ar, que vai para dentro da câmara de combustão.

Emulador de Bicos


Equipamento eletrônico que tem como finalidade preservar a instalação original do veículo, sem precisar fazer nenhuma adaptação. Simplesmente desconecta-se os encaixes da injeção eletrônica, fazendo um by-pass por este emulador, e este por sua vez informa a centralina que tudo esta dentro dos padrões.

Sem a instalação deste equipamento, quando da utilização do GNV, a sonda lâmbda informa ao sistema que a combustão está pobre de gasolina, desta forma a centralina sugere um aumento no envio de gasolina para os bicos injetores, como eles estão desativados, esta correção não ocorre, o processo se reinicia, fazendo muitas vezes com que o veículo fique oscilando na marcha lenta.

Chave Comutadora


Módulo de comando eletrônico cujas principais funções são:

  • - Seletor GNV/Gasolina/Alcool em duas posições e indicação do combustível em uso por um led luminoso.
  • - Visualização do nível de GNV presente no reservatório através de leds luminosos.